Leite para reforçar a saúde dos ossos

Para fortalecer o esqueleto, a palavra-chave é cálcio. Esse é o nutriente responsável por prevenir a osteoporose, uma doença que deixa os ossos vulneraveis a fraturas e que atinge três vezes mais as mulheres do que os homens, isso porque elas sofrem com as mudanças hormonais durante a menopausa, o que contribui para a descalcificação óssea.

O grande perigo da doença está num fato simples: ela é silenciosa. Assim, o melhor remedio é prevenir. Por isso é importante investir no cálcio, o qual é encontrado em abundância no leite e seus derivados, mas também está presente em outras fontes como: vegetais de folhas verde-escuras, sardinha, salmão, amêndoas, tofu e gergelim.
Mas cuidado, para ter uma boa absorção do mineral, é importante não ingerir cafeína e alimentos fontes de ferro (como as carnes) na mesma refeição. Isso porque esses nutrientes competem com o cálcio e não deixam ele ser absorvido pelos ossos.

Para manter os ossos saudáveis, é fundamental que os níveis de vitamina D estejam adequados, assim, ingerir leite e ovos supre parte das necessidades, mas se expor ao sol diariamente por 15 minutos é a maneira mais efetiva para produzir essa vitamina e melhorar a absorção de cálcio.

Praticar atividade física regular é requisito para manter a saúde do sistema ósseo. A musculação é excelente para aumentar a massa óssea, o pilates promove o equilíbrio corporal e a ginástica favorece a resistência dos ossos. Enfim, o segredo é ter uma boa alimentação e balançar o esqueleto para ficar longe da osteoporose.

Fonte: maringa.odiario.com, em 15/07/16.

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